TÓPICOS

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ESTRESSE FEMININO


Por Eliane Rodrigues - Psicóloga - CRP 06-14129






O estresse é um mal que afeta grande parte das pessoas, no mundo moderno. Embora sendo uma reação natural do organismo, quando se torna crônico traz grandes prejuízos à saúde. Vários sintomas podem estar associados ao estresse, dentre os quais destacamos: fadiga, irritabilidade, angústia, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, dores localizadas ou generalizadas ocasionadas pela tensão constante.
Todos os indivíduos são alvo do estresse, mas as mulheres podem se tornar mais suscetíveis de serem afetadas em virtude de suas características físicas, emocionais e sociais diferenciadas.
As alterações hormonais pelas quais a mulher passa no decorrer da vida são um dos fatores que a predispõem ao estresse. É o caso do período pré-menstrual, da gravidez e pós-parto e da menopausa.
Podemos citar outras fontes de tensão constante como dupla jornada de trabalho, o conflito entre maternidade e profissão, pressão de padrões estéticos rígidos e perdas afetivas, que geralmente são vividas pela mulher com grande intensidade.
Na prevenção e tratamento do estresse, os exercícios de relaxamento podem ser importantes auxiliares. Quando relaxamos física e mentalmente conseguimos uma pausa no estado de agitação contínua e o organismo tem chance de restabelecer seu equilíbrio.
A prática do relaxamento ajuda a regular o sono, diminuir a tensão muscular e as dores por ela ocasionadas; devolve a elasticidade e a leveza ao corpo e traz sensação de bem-estar e tranqüilidade.
Nos cursos que o Biocentro promove são ensinados exercícios de origem chinesa, indiana e ocidental. O objetivo é que os participantes aprendam recursos que possam aplicar em seu dia-a-dia e possibilitem o controle da tensão.
É comprovado que fortalecendo nosso corpo e nossa mente aumentamos nossa capacidade de resistência ao estresse. Nesse ponto as práticas de relaxamento podem ser muito úteis à mulher, aliadas à adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Algumas dicas para um estilo de vida saudável:
- Alimentar-se bem, dormir bem e ter contato com os elementos da natureza.
- Tirar férias, quebrar a rotina, afastar-se de estímulos violentos.
- Praticar atividades físicas e de lazer (ganhar tempo para si).
- Identificar e neutralizar as emoções negativas (raiva, ressentimento, mágoa) cultivando emoções positivas (recordações felizes, alegria, gratidão).
- Cultivar bons amigos.
- Manter uma constante atividade mental (ler, aprender coisas novas, etc.)
- Permanecer atenta aos sintomas físicos e emocionais, buscando ajuda profissional quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário